Project Description:
Prefeito: Gilberto Abdou Helou
Vice-Prefeito: João Batista Orru
População: 17.266 (IBGE 2010)
Área Territorial (km²): 60,126
Gentílico: lindoiense
Telefone da Prefeitura: (19) 3924-9300
Site da prefeitura: https://www.aguasdelindoia.sp.gov.br
Cidade consorciada em: 01 de Outubro de 2004
Lei n° 2501 de 01 de Outubro de 2014
Fonte: Circuito das Águas Paulista – CICAP
Cura nas Águas. O poder das Águas de Lindóia já eram conhecidas no século XVIII, no início do milênio de 1700, onde a região era batizada pelo nome de terra das “Águas Quentes”, quando por aqui passavam Bandeirantes e tropeiros a busca de descanso e relaxamento nas águas que “brotavam” da terra a uma temperatura de 28º C.
Dr. Francisco Antônio Tozzi , nasceu no dia 18 de junho de 1870 em Benevento na Itália, formou-se em medicina em Nápoles e veio para o Brasil em 1900, juntamente com seu tio, o padre Henrique Tozzi.
Ao saber que as terras estavam em leilão, adquiriu-as e a partir daí, iniciou a grande epopéia da história desta Estância Hidromineral conhecida no mundo todo pelo poder de cura de suas águas termais.
Em 1913, construiu seu pequeno consultório de pau-a-pique, e em 1914, sua família mudou-se para a pequena casa que construíra, e assim foi construindo tudo que era necessário para a auto suficiência de uma estância de cura e repouso.
Em 1920, já havia um trabalho científico sobre as águas radioativas, realizado pelo grande médico cientista Dr. Celestino Bourroul. Mas a fama de nossa água ultrapassou as fronteiras brasileiras quando em 1926, o Dr. Tozzi recebe a visita da renomada cientista, madame Curie, Prêmio Nobel de Química, 1926, muito conhecida pelos seus trabalhos no campo da física radioativa, que, analisando e constatando o valor terapêutico destas águas radioativas, torna-se conhecida na Europa, principalmente na França, pelo seu trabalho publicado. Passam a ser numerosas as pesquisas científicas sobre essas águas e que são apresentadas em Congressos de Hidro-Climetologia em várias cidades brasileiras.
Em 1937, no auge da fama, aos 67 anos, morreu o grande batalhador Dr. Tozzi, e logo em 1938, Termas de Lindóia conseguia a emancipação político-administrativa de Serra Negra, graças ao eminente político e médico Dr. Vicente Rizzo, genro do Dr. Tozzi.
Em 1946, o embaixador Macedo Soares, então governador do Estado, conhecendo a grande projeção desta estância, resolveu desapropriar as fontes e áreas de terra que as circulavam, evitando assim as grandes especulações que poderiam ocorrer.
Em 1954, iniciou a construção do novo balneário, terminando em 1959 e simultaneamente novo plano urbanístico começou a se concretizar com o surgimento de novas ruas asfaltadas, jardins e praças.
Hoje, Águas de Lindóia é a Capital Termal do Brasil, com uma das maiores redes hoteleiras do País e é internacionalmente conhecida pelo seu grande potencial de cura, pela hidroterapia e pelo seu turismo aplicado ao seu repouso e lazer.