Project Description:
Prefeito: Jesus Adib Abi Chedid
Vice-Prefeito: Amauri Sodré da Silva
População: 146.663 (Censo IBGE 2010)
Área Territorial (km²): 513,59 km²
Gentílico: Bragantino
Telefone da Prefeitura: (11) 4034-7100
Site da prefeitura: https://www.braganca.sp.gov.br
Cidade consorciada em: 12 de Agosto 2004
Lei n° 3007 de 12 de Agosto de 2004
Fonte: wikipedia.org + RJ Publicidade e Marketing
Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo.
Outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela.
No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais.
As fazendas da região tornaram-se modelos, pela produtividade, e requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café.
Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari.
Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado à tradição Portuguesa.
Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança passa a chamar-se Bragança Paulista. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática.